quarta-feira, 24 de junho de 2009

O Sistema de Graus do Rito Moderno


O Rito moderno em sua origem, no século XVIII, compunha-se de apenas dos três graus da Maçonaria Universal e da constituição de Anderson.


Mas na época, principalmente na França, surgiram inúmeros ritos, cada um primando por novos graus, causando uma inquietude no seio da maçonaria francesa, em uma flagrante indisciplina.


Não demorou para que muitos irmãos do Grande Oriente de França, vendo a grande a confusão causada pelos surgimento dos Altos Graus, com diversas influências, que defiguravam a Ordem, pressionassem a potência para conseguir uma fórmula que permitisse harmonizar as diferentes doutrinas.



Depois de três anos de estudos, uma comissão de Mações, de inquestionável cultura, compôs um rito com menos graus e que continha a quintessência dos ensinamentos maçônicos o que foi plenamente aceito pelo Grande Oriente da França, que por meio de circulares recomendou, então a adoção de somente os três primeiros Graus.


Ocorreu um novo celeuma e uma nova Comissão foi organizada em 1782, chamada "Câmara dos Ritos, que finalmente elaboraram um Rito em 7 graus, que foi proclamado em 1786. Assim, o Sistema ficou com a seguinte estrutura:


Graus Simbólicos


Grau 1 - Aprendiz

Grau 2 - Companheiro

Garu 3 - Mestre


Graus Filosóficos


1ª Ordem - Grau 4 - Eleito

2ª Ordem - Grau 5 - Eleito Escocês

3ª Ordem - Grau 6 - Cavaleiro do Oriente ou da Espada

4ª Ordem - Grau 7 - Cavaleiro Rosa-Cruz


Na Brasil, o Rito Moderno foi reorganizado, por necessidade administrativa, em 9 Graus. os dois últimos graus foram colocados na 5ª Ordem, com os seguintes títulos:


5ª Ordem - Grau 8 -Cavaleiro da Águia Branca / Cavaleiro Kadosh Filosófico (Inspetor do Rito).

5ª Ordem - Grau 9 - Cavaleiro da Sapiência (Inspetor do Rito).


Conforme estudos feitos, os Graus 8 e 9 foram praticados em Portugal.


Em uma publicação sobre os Altos Graus do Rito, datada de 1822, feita em Bordéus e publicado em lingua espanhola (Instruciones para los Frados Altos, Segundo el Rito Moderno, con los Discursos analogos a las recepciones) é dito que os Grau Filosóficos são chamados:


Grau 4 - Eleito

Grau 5 - Eleito Escocês

Grau 6 - Cavaleiro do Oriente ou da Espada

Grau 7 - Cavaleiro Rosa-Cruz

Grau 8 - O Naoquita ou Cavaleiro Prussiano


Como podemos ver o Rito Moderno tem muitas surpresas e à medida que as pesquisas avançam, mais e mais documentos nos revelam sua fascinante história.


Um tríplice e fraternal abraço a todos.


Marcos Pereira

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Bem-vindo ao Blog Rito Moderno ou Francês


Caros Amigos,

Bem-vindos ao Blog sobre o Rito Moderno ou Francês.

Este blog não é oficial e objeta tão somente, fazer uma divulgação do Rito Moderno, por alguém que nasceu maçonicamente no Rito, nos anos 80, e guarda, com muito carinho, todas as maravilhosas lições que pode apreender de sua vivência.

O Rito Moderno, sem dúvida, é a Maçonaria do Século XXI, tendo sua interpretação simbólica e estudos filosóficos, reformulados para os tempos de hoje, em uma visão humanística, que encanta a todos os tipos de gosto.

Ligado a mais sólida tradição maçônica, tem no exercício da razão, sua pedra de toque, fazendo de seus membros, irmãos comprometidos com a busca constante da verdade, estribando-se no mais profundo respeito à liberdade individual de cada um.

Teremos neste espaço a oportunidade de fornecer muita informação sobre este maravilhoso Rito, sua história, estrutura, tradição, sinbolismo e filosofismo.

No Brasil, o Rito Moderno é praticado no Grande Oriente do Brasil.

Até breve e tríplice e fraternal abraço a todos.

Marcos Pereira